quinta-feira, 2 de junho de 2011

ENDEAVOUR RETORNA DE SUA VIGÉSIMA QUINTA E ÚLTIMA MISSÃO



O ônibus espacial Endeavour completou na madrugada desta quarta-feira sua 25.ª e última missão. Após 16 dias de trabalho na Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês), a nave aterrissou às 3h35 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, sul da Flórida, trazendo à Terra seus seis tripulantes.

A última missão do Endeavour levou seis astronautas ao espaço para instalar um detector de partículas na Estação Espacial Internacional (ISS) e transportar partes extras para suprir o posto avançado da órbita para depois do fim do programa de ônibus especiais. O equipamento de US$ 2 bilhões será usado para experimentos físicos relacionados com o universo.

Quem comandou a missão foi o capitão da Marinha norte-americana Mark Kelly, que estava afastado para cuidar da esposa e deputada do Arizona Gabriele Giffords, que havia sido baleada em janeiro deste ano. Com ele, voaram o piloto Gregory Johnson, da Força Aérea norte-americana, os especialistas Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff e o italiano Roberto Vittori, da agência espacial europeia ESA.


O programa americano de ônibus espaciais prepara agora o lançamento final da Atlantis para 8 de julho, antes de seu encerramento em definitivo, após três décadas de voos espaciais tripulados e exploração do espaço.

Com o fim do programa, apenas as cápsulas espaciais russas estarão disponíveis para o transporte ao laboratório orbital até que um novo veículo tripulado seja construído pelos Estados Unidos.

A Nasa estima que um novo ônibus espacial ficará pronto entre 2015 e 2021.

O Endeavour é a mais jovem nave da frota espacial dos Estados Unidos, da qual fazem parte ainda a Discovery - aposentada após voltar de sua última missão em março - e a Atlantis.

Duas naves espaciais americanas explodiram quando voltavam à Terra: a Challenger, em 1986, e a Columbia, em 2003. Quatorze pessoas morreram nos dois acidentes.

O Endeavour começou a ser construído após a explosão da Challenger. 

Seu primeiro voo espacial ocorreu em 1991.

Após suas missões finais, Endeavour, Atlantis e Discovery ficarão expostos em diferentes museus do país.

Fontes: NASA, Folha de São Paulo.


Cique no título e vá para o site da NASA!


2 comentários:

Anônimo disse...

já tem o gabaito da prova 3

Agata Borowska disse...

Bardzo fajnie napisane. Pozdrawiam serdecznie !