quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O QUE É SER ASTRÔNOMO AMADOR.


"CONJUNÇÃO de AMIGOS e TRABALHOS"

Neste primeiro post desta nova seção do Blog Ad Astra apresentaremos, com um misto de satisfação e alegria, um artigo de autoria conjunta do Guilherme de Almeida e do Pedro Ré.

Um trabalho muito bem escrito onde de maneira clara e precisa são abordados aspectos da vida e do labutar do Astronomo Amador.

Seu preparo, seus desafios e principalmente suas escolhas.

Obrigado aos autores e amigos lusitanos por compartilharem conosco, em nossa querida "Terra Brazilis", de seu conhecimento.
Paulo Bernardi.

QUEM SÃO OS AUTORES DO ARTIGO EM TELA?

Pedro Ré    
Nasceu em Lisboa. É licenciado em Biologia e doutorado em Ecologia Animal, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia Animal da mesma Faculdade, onde ensina Ecologia Marinha e Biologia Animal.
Interessa-se por Astronomia há cerca de 30 anos e desde cedo começou a fotografar o céu. Ao longo dos anos construiu e adquiriu vários telescópios de diversos tipos, totalizando mais de 30 instrumentos que tem vindo a utilizar regularmente. Algumas das astrofotografias que tirou ao longo dos anos foram publicadas em revistas da especialidade: Astronomy; Sky & Telescope; CCD Astronomy; Astronomy Now; Ciel et Espace; Astronomy Magazine; Astronomia de Amadores. Escreveu mais de 75 artigos de divulgação que foram publicados em revistas da especialidade.

É autor do livro Fotografar o Céu (Plátano Edições Técnicas) e co-autor dos livros Eclipses (Gradiva-Publicações Lda.) e Observar o Céu Profundo (Plátano Edições Técnicas). Concluiu recentemente a edição de dois Atlas com imagens do céu profundo (galáxias, nebulosas e exames estelares), em formato CD-Rom: CCD Deep-Sky Atlas e Deep Sky Imaging Using a CCD Camera, que foram editados em Inglaterra, França e Bélgica, embora se possam adquirir em Portugal.

Guilherme de Almeida
Nasceu em 1950. É licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1978), e professor desta disciplina, tendo incluído a Astronomia na sua formação universitária. Realizou mais de 70 palestras e comunicações sobre Astronomia, observações astronómicas e Física, em escolas, universidades e no Observatório Astronómico de Lisboa.
Utiliza telescópios, mas defende a primazia do conhecimento do céu a olho nu antes da utilização de instrumentos ópticos de observação.
Escreveu de mais de 80 artigos sobre Astronomia e Física.

É autor também de sete livros:
· Sistema Internacional de Unidades (SI);
· Itens e Problemas de Física–Mecânica (coautoria);
· Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas (coautoria);
· Roteiro do Céu;
· Observar o Céu Profundo (coautor);
· Telescópios;
· Chamo-me Galileu Galilei.

A obra Roteiro do Céu foi publicada em inglês, sob o título Navigating the Night Sky (pela editora Springer–Verlag London).

Chamo-me Galileu Galilei está também publicado em castelhano e catalão (pela editora Ediciones Parramón).



Guilherme de Almeida e Pedro Ré


Pretendemos com este artigo dar a conhecer os diferentes aspectos relacionados com a astronomia de amadores em Portugal: quem a faz, como faz, quais são as actividades desenvolvidas, as áreas de observação, os encontros periódicos e outros eventos. Para melhor corresponder a estes objectivos optámos por estruturar o texto sob a forma de perguntas e respostas.

(Clique no título e abra o documento original em PDF)

Nenhum comentário: