quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

BETELGEUSE! Vamos Observar ! Campanha AAVSO !



Tem sido divulgado em diversos sites e postadas em muitos blogs notícias sobre a notável variação de magnitude apresentada pela estrela Betelgeuse da Costelação de Orion nos ultimos meses.


Relembrando apenas...

....Alpha Orionis (α Orionis) conhecida como Betelgeuse é uma estrela de brilho variável sendo a 10ª ou 12ª estrela mais brilhante no firmamento. É também a segunda estrela mais brilhante na constelação de Orion. Apesar de ter a designação α ("alpha") na Classificação de Bayer, ela não é mais brilhante que Rigel (β Orionis)....by Wikipedia

Esta situação promove uma série de boatos ou  meias-verdades que contribuem muito pouco, ou quase nada, para o trabalho científico que precisa ser executado pelos Astronomos e Pesquisadores.

Ciente disso coloco este blog a disposição daqueles profissionais que queiram utilizá-lo para a campanha de observação de BETELGEUSE. by AAVSO.



Iniciando esta colaboração, retransmito postagem efetuada no site do CASP, Clube de Astronomia de São Paulo, pelo nosso pesquisador e amigo, TASSO NAPOLEÃO.



Obrigado Tasso, pelo excelente material disponibilizado!

Segue...POSTAGEM.


Amigos,

Acabo de postar a msg abaixo para a lista dos meus alunos do curso de Técnicas de Observação, e achei que o assunto poderia interessar também a outras pessoas, mesmo que ainda não tenham feito esse curso. (Para quem tiver curiosidade em conhecer o método da interpolação, no site da AAVSO pode-se fazer o download do Capitulo 3 do AAVSO Manual for Visual Observation of Variable Stars, em http://www.aavso.org/visual-observing-manual ).

Um abraço a todos,
Tasso.

************

Pessoal,

Quando tiverem um tempinho e uma noite livre, recomendo que vcs observem Betelgeuse (a olho nu, é claro), e tentem medir a sua magnitude pelo método da interpolação, como vimos em TO I. Nos últimos meses, ela vem se tornando cada vez mais brilhante (na minha opinião, a ponto de já ter ultrapassado Rigel, cuja magnitude visual é 0.2).

Como todos sabem, Betelgeuse (Alpha Orionis) é uma variável vermelha do tipo semi-regular (SRc). Sua amplitude de variação, segundo o GCVS, é de 0.0 a 1.3. Mas, pessoalmente, não me recordo de já haver visto Betelgeuse tão brilhante como agora.

Os registros da AAVSO mostram que a estrela rivalizou com Rigel nos anos de 1933 e 1942. Mas bem antes disso, John Herschel (que descobriu a variabilidade de Betelgeuse) reportou que ela "havia se tornado a mais brilhante estrela do hemisfério Norte" em 1852. Notem que isto quer dizer mais brilhante que Arcturus, Vega ou Capella, cujas magnitudes visuais são respectivamente -0.04, 0.0 e 0.08. Considero bastante possível que estejamos próximos dessa situação no momento.

Quem desejar monitorar a variação da magnitude de Betelgeuse poderá usar Rigel e Capella como estrelas de comparação, além de Procyon (mag 0.4). Não recomendo em princípio usar Sirius (mag -1.4), pois aí a diferença de magnitudes já é demais...e, é claro, cuidado na estimativa por causa da diferença de cores (não olhem fixamente para Betelgeuse por causa do efeito Purkinjé - movimentem os olhos várias vezes entre a estrela de comparação e Betelgeuse de forma a não ficar por mais de dois segundos em cada; isso é mais do que suficiente para uma boa estimativa. Façam suas estimativas sempre que for possível nos próximos meses e não esqueçam de anotar dia e hora em TU.

Quem desejar verificar a curva de luz recente de Betelgeuse poderá acessar o site da AAVSO (http://www.aavso.org/) e clicar no link "Light Curve Generator", configurando os parâmetros temporais da forma que desejar.

Um abraço e boa sorte !

Tasso.








Nenhum comentário: