domingo, 5 de dezembro de 2010

ESPECIAL TEMÁTICA - ASTRONOMY- ATLAS DO CÉU


A Ediouro Duetto Editorial Ltda colocou nas bancas esta semana o tão esperado Atlas do Céu, by Astronomy Magazine.

 

São 108 páginas ilustradas com perfeição, seu conteúdo inclui a representação da Esfera Celeste dividida em 24 Mapas onde estão registradas estrelas de magnitude 8.0, Aglomerados Abertos e Glogulares, Galáxias, Nebulosas Planetárias e Difusas entre outros objetos de Deep Sky.

Como disse o próprio Ulisses Capozzoli...."_Astronomos Brasileiros...estão órfãos, há pelo menos um quarto de século...desde o último trabalho nesta área feito pelo Astronomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão..."

Estavam...não estão mais.

A publicação chega em um bom momento, justamente quando a participação de astronomos brasileiros começa a ser reconhecida nos mais diversos campos da astronomia.

A edição de um atlas no idioma Português não só vem a facilitar o acesso as informações apresentadas como também permite ao seu usuário ou possuidor obter estas informações por um valor razoavel.

São 24,90 Reais. Este preço é um pouco maior do que a primeira publicação da série Especial Temática VIA LACTEA, vendida por 15,90 Reais no mês passado. 


Entretanto o valor cobrado pelo Atlas do Céu poderá ser considerado razoável, pois junto com ele também vem um prático e bem elaborado Planisfério do Hemisfério Sul. Esse é mesmo planisfério que já foi distribuído junto com outras publicações da SCIENTIFIC AMERICAN, isso foi feito em mais de uma oportunidade quando da composição de brindes feitas pela DUETTO.
Sabemos que excelentes Atlas Astronômicos existem no mercado internacional, dentre os quais destaco o SkyAtlas 2000, o Uranometria, Norton's Atlas e o StarFinder. Infelizmente todos esses escritos na lingua inglesa e de valores altos ou bem elevados.

Senhores, em  breve estarei apresentando neste espaço os "Reviews" destes importantes Atlas. Aguardem.

Nenhum comentário: