EXTRA! EXTRA!
Revelado: Como a morte de uma das luas de Saturno ajudou a criar os seus famosos anéis
By Daily Mail Reporter...
O mistério da origem dos anéis de Saturno pode ter sido resolvido - e isso pode ser considerado um caso de homicídio cósmico.
Novas pesquisas sugerem que a vítima foi uma lua sem nome do planeta gigante que desapareceram 4,5 bilhões de anos atrás.
Acredita-se que uma camada de gás de Hidrogênio foi a responsável pela destruição da lua, e que o gás também desapareceu, deixando apenas os anéis majestosos como prova do evento.
Nova teoria: Os anéis de Saturno foram criados quando o planeta se viu despojado de uma de suas luas.
Robin Canup, autora da teoria publicada na revista Nature on-line e astrônoma do Southwest Research Institute em Boulder, Colorado, continua em sua metáfora da morte.
Ela disse: 'Saturno foi um cúmplice na ação que produziu os seus anéis.
Uma das mais importantes teorias existentes inclui a idéia de que algumas das muitas luas de Saturno colidiram entre si liberando os detritos que posteriormente vieram a formar os seus anéis.
No entanto essa teoria não pode ser confirmada pelo simples fato de que os anéis de Saturno são compostos por 95% de gelo.
Canup afirma que alguma coisa tem que ter tirado o gelo exterior de uma grande lua para fazer surgir os anéis.
Sua teoria sugere que foi uma camada de gás de Hidrogênio que ajudou tanto criar e como a destruir os satélites.
Grandes luas interiores provavelmente mergulham no planeta, puxadas pelo disco de gás, escreveu ela.
Killer: Lua foi supostamente destruída por uma camada de gás em volta de Saturno bilhões de anos atrás.
De acordo com o modelo do computacional de Canup, Saturno foi despojado de uma lua enorme enquanto ela estava bem longe do planeta, o gelo desta lua após ser retirado pelos gases poderiam voltar para o planeta e ser preso em um anel.
Os anéis originais foram 10 a 100 vezes maiores do que são agora, mas com o tempo o gelo nos anéis externos, fundiram-se em algumas das pequenas luas de Saturno interior.
Então, o que começou como luas maiores tornaram-se anéis e luas menores.
Isso ajuda a explicar o surgimento de Tétis, uma estranha lua interior que não se encaixa perfeitamente nas teorias de formação de outs lua, ela disse.
Saturno tem 62 luas - 53 delas têm nomes.
Novas luas continuam a ser descobertas pela sonda Cassini da NASA
Mas isso não explica anéis em outros planetas do nosso sistema solar como Júpiter, Netuno e Urano, que foram provavelmente formados de uma maneira diferente, Canup disse.
Read more: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1338126/How-death-Saturns-moons-helped-create-famous-rings.html#ixzz183aB0DIV
Nenhum comentário:
Postar um comentário